Blog ABBSA

Viver em Portugal: 5 Dúvidas Comuns

Viver em Portugal: 5 Dúvidas Comuns ! Blog ABBSA


Com uma rica história, gastronomia incrível, localização estratégica na Europa e facilidades para imigração em comparação a outros países, Portugal tornou-se um destino atrativo para muitos em busca de qualidade de vida. 


No entanto, o processo de imigração para Portugal envolve uma série de questões burocráticas. Nosso escritório está ajudando muitas pessoas que desejam viver em Portugal e abordaremos abaixo 5 perguntas frequentes sobre essa temática que talvez possam te ajudar.

 


1 - Quais são os documentos necessários para solicitar um visto de residência?


Os documentos necessários podem variar de acordo com o tipo e a finalidade do visto, mas, em geral, são exigidos: passaporte válido, comprovantes de meios financeiros e seguro de saúde, por exemplo.


Existem diversos tipos de visto, os quais necessitam de documentos específicos como foi mencionado. Por isso, é muito importante contar com o apoio de uma pessoa qualificada e com experiência para ajudar na instrução do processo de visto.



2 - Qual a principal lei que se aplica aos imigrantes de Portugal?


Sobre o assunto, há várias normas específicas em Portugal e até na União Europeia que podem ser pertinentes. Contudo, sem sombra de dúvidas, a legislação que mais pode ser útil, em geral, é a Lei n.º 23/2007, de 04 de Julho, que trata da entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros.




3 - É verdade que os estrangeiros precisam ter autorização de residência para abrir conta bancária portuguesa? 


É comum recebermos relatos de estrangeiros que compareceram em bancos para abrir suas contas e receberam uma negativa por ainda não possuírem o documento de autorização de residência. Porém, não é verdade que essa proibição é permanente para qualquer banco, fato é que, de tempos em tempos, as entidades bancárias podem alterar a política de abertura de contas aos estrangeiros. 


Se você ainda não possui autorização de residência e está precisando abrir uma conta bancária portuguesa, procure nosso escritório para que possamos te ajudar, pois estamos em constante contato com vários bancos auxiliando nossos clientes em demandas distintas. 



4 - No processo de imigração, qual conselho seria importante além do aspecto legal e financeiro?


Sempre que temos oportunidade gostamos de falar um pouco sobre planejamento emocional, afinal de constas é um aspecto fundamental e, infelizmente, negligenciado por muitas pessoas. Quem deseja morar em outro país precisa compreender as eventuais vulnerabilidades que podem surgir, na medida do possível, para enfrentá-las. 


Se você quer saber mais, temos um artigo dedicado exclusivamente para tratar de planejamento emocional. Confira aqui



5 - Minha família pode me acompanhar no meu pedido de visto de residência?


Sim, existe o visto de acompanhamento familiar. No entanto, é importante ter muita atenção porque ele não é destinado para qualquer membro da família. Você pode consultar um advogado especialista para verificar o seu caso concreto e, assim, arquitetar o melhor planejamento imigratório familiar. 


Que esses esclarecimentos tenham sido úteis para você! Qualquer dúvida adicional, estamos à disposição para ajudar.