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Como Solicitar o Cartão de Cidadão em Portugal

pelo Abrigo do Tratado de Porto Seguro
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O Cartão de Cidadão é um documento essencial para residentes em Portugal, reunindo várias informações importantes, como o número de identificação civil, fiscal, de saúde e da segurança social. Para os brasileiros, existe uma facilidade adicional: o Tratado de Porto Seguro, que simplifica alguns processos burocráticos. Neste artigo, vamos explicar como solicitar o Cartão de Cidadão em Portugal pelo abrigo deste tratado.


O Que é o Tratado de Porto Seguro?

O Tratado de Porto Seguro, firmado entre Portugal e Brasil, visa facilitar a circulação e a residência de cidadãos dos dois países em seus respectivos territórios. Uma das grandes vantagens desse tratado é a simplificação na obtenção de documentos importantes, como o Cartão de Cidadão, para os brasileiros que se mudam para Portugal.


Passo a Passo para Solicitar o Cartão de Cidadão


1. Requisitos Básicos

Antes de iniciar o processo, certifique-se de atender aos seguintes requisitos:

  • Ser cidadão brasileiro.
  • Ter um título de residência válido em Portugal (podendo ser AR da CPLP).
  • Possuir um comprovante de morada em Portugal.


2. solicitar o atestado de nacionalidade através do consulado brasileiro

O primeiro passo para solicitar o Cartão de Cidadão é pedir o estatuto de igualdade de direitos e deveres e para tal precisará emitir um atestado de nacionalidade através do consulado brasileiro da sua área de residência.


3. Documentação Necessária

Para a emissão do atestado de nacionalidade, você precisará levar os seguintes documentos:

  • Formulário de solicitação de atestado de nacionalidade, disponível no site do consulado.
  • Passaporte brasileiro válido.
  • Carteira de identidade brasileira (RG) ou outro documento de identificação oficial com foto e CPF.
  • Certidão de nascimento ou casamento (se aplicável).
  • Comprovante de residência no país onde está localizado o consulado.
  • Cópia do título de residência de Portugal.



4. envio do pedido à aima

Após receber o seu certificado de nacionalidade o passo seguinte é pedir à AIMA o estatuto de igualdade de direito e deveres. A solicitação é feita via correios com os seguintes documento:

  • Formulário
  • Cópia do Título de Residência de Portugal
  • Cópia Passaporte
  • Certificado de Nacionalidade


5. Acompanhamento do Pedido

Após o envio do pedido à AIMA, o processo poderá levar de 6 a 8 meses.

Receberá por correio a resposta a sua solicitação.


O Estatuto de Igualdade de direitos e deveres não possui prazo de validade.


Com o Estatuto em mãos e um Título de Residência válido poderá ir até ao IRN para solicitar o seu cartão cidadão. Nesse momento será coletado os dados biométricos, informações como altura e fotografia.


6. Retirada do Cartão de Cidadão

Quando o Cartão de Cidadão estiver pronto, você será notificado para retirá-lo no local onde fez o pedido. Leve o comprovante de acompanhamento e um documento de identificação. Em alguns casos, pode ser necessário agendar um horário para a retirada.


Vantagens do Cartão de Cidadão

Ter o Cartão de Cidadão facilita a vida em Portugal, permitindo:

  • Acesso a serviços públicos de saúde.
  • Abertura de contas bancárias.
  • Assinatura de contratos e documentos oficiais.
  • Participação em processos eleitorais (se aplicável).


Conclusão

O Tratado de Porto Seguro oferece uma importante vantagem para os brasileiros que desejam residir em Portugal, simplificando a obtenção do Cartão de Cidadão. Seguindo os passos acima, você poderá solicitar o seu cartão de maneira eficiente e aproveitar os benefícios de ser um residente legal em Portugal. Lembre-se de manter seus documentos em dia e de acompanhar o processo de perto para evitar contratempos.


Se precisar de mais informações, consulte-nos que estamos disponíveis para lhe auxiliar.

Boa sorte na sua nova jornada!