Blog ABBSA

Planejamento emocional na imigração para Portugal

Entenda a importância de cuidar das suas emoções durante a imigração
Planejamento emocional na imigração para Portugal ! Blog ABBSA

Quando uma pessoa decide que chegou a hora de imigrar para Portugal, geralmente ela procura uma assessoria jurídica de sua confiança e começa a organizar suas finanças pessoais.


É fundamental compreender os principais aspectos do direito imigrátório do país de destino, como por exemplo: como solicitar um visto, noções básicas sobre os contratos, condições legais para levar a família, dentre outros.


No caso de Portugal, é imprescindível estudar um pouco a Lei n.º 23/2007, que trata sobre o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território lusitano.


Essa é uma das leis de Portugal que você encontra a exigência do visto para entrada no país:


Art. 10, n. 1: Para a entrada em território nacional, devem igualmente os cidadãos estrangeiros ser titulares de visto válido e adequado à finalidade da deslocação concedido nos termos da presente lei ou pelas competentes autoridades dos Estados partes na Convenção de Aplicação.


Sobre a organização financeira, a necessidade de planejamento financeiro é notoria, principalmente considerando a diferença entre as moedas. 


Porém, você sabia que o planejamento emocional para fazer essa mudança tão radical é deixado de lado por muitos? Esse não pode ser o seu caso!


Leia o artigo até o fim e compreenda a importância de cuidar das suas emoções no processo imigratório.


A tal da saúde emocional...


Eu não sou uma profissional da área da saúde, sou uma advogada experiente na especialidade de direito imigratório português. Portanto, os aprendizados que compartilho partem da minha vivência com os clientes que acompanho. Posso afirmar que alguns se esquecem de dar a devida atenção para a saúde emocional, pois não a consideram importante diante de tantas outras prioridades que vão surgindo durante a organização imigratória.


Importante ter em mente que a saúde emocional é “um estado de bem-estar onde o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade”de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Ter saúde mental é estar em uma boa condição de bem-estar que permita você lidar adequadamente com as circunstâncias da vida pessoal e social. É comum ter sentimentos de tristeza, estresse e medo durante a imigração, por exemplo. O que não é saudável para ninguém é quando esses sentimentos são constantes ao ponto de atrapalhar o sonho de mudar de país.


Já lidei com várias situações delicadas com clientes que passaram por um grande desgaste emocional durante a mudança para Portugal, alguns deles até voltaram para suas casas. A imigração é um contexto complexo, com muitas questões para serem gerenciadas, compreendendo desde a fase de organização no Brasil até a adaptação já em Portugal.


Por isso, é fundamental ir preparando as emoções para lidar com situações complicadas ou imprevisíveis dessa mudança de vida.


O que acontece na prática


Eu noto que alguns clientes não sabem como reagir diante das adversidades do processo imigratório. São alguns exemplos de eventualidades que acontecem:


  • Instituição bancária que não abre oportunamente uma conta;
  • Instituição de ensino que coloca dificuldades para emitir uma declaração de matrícula;
  • Desistência de um dos familiares do projeto migratório;
  • Problemas financeiros inesperados;
  • Demora exagerada no resultado do pedido de visto;
  • Dificuldade de encontrar um imóvel para arrendamento em Portugal.


Muitos outros cenários podem ocorrer e você precisa ter sabedoria para lidar com tudo. Nesse contexto, percebemos a importância de uma assessoria jurídica competente para você evitar dores de cabeça com papeladas e burocracias jurídicas.


Priorize sua saúde emocional


Para valorizar seu emocional, o primeiro passo é você compreender qual seu estado atual e começar a executar boas práticas para desfrutar dos benefícios disso. Cada pessoa possui uma maneira própria de cuidar das emoções, procure qual o seu jeito pessoal. Caso precise de ajuda com profissional da área, não deixe de ter esse atendimento especial o quanto antes.


Tenho uma dica muito útil para você colocar em prática o que falamos neste artigo. A Zenklub é uma plataforma online de saúde emocional que você pode fazer sessões a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo com profissionais competentes. Gostou da dica? Depois me diga o que você achou após utilizá-la.


Por fim, reforço: lembre-se que não adianta ter recursos financeiros ou conhecimento legal se você não está bem emocionalmente. Cuide das suas emoções e desfrute com qualidade de todas as experiências da sua mudança para Portugal.