O que é o direito de cancelamento / arrependimento?
Caso você seja um consumidor, adquirente de um produto ou serviço online, poderá realizar a devolução do mesmo, sem qualquer justificação, dentro do prazo legal de 14 dias corridos em Portugal.
Ou seja, ao comprar na Internet algum produtor de um vendedor profissional, há o direito a cancelar a sua compra, devolvendo os bens comprados e recebendo de volta o seu dinheiro, sem ter necessidade de qualquer justificação.
O consumidor tem o direito de cancelamento, seja qual for o país da União Europeia em que a loja eletrónica se situe, incluindo a Islândia e a Noruega, mas as regras variam de país para país.
No caso da Legislação Portuguesa, este direito do consumidor está consagrado constitucionalmente pelo artigo 60 da Constituição Portuguesa e pelo artigo 9º, 8, da Lei de Defesa do Consumidor.
Todas estas regras para o exercício do direito de livre resolução aplicam-se às compras realizadas através da Internet, por telefone, correio e fora do estabelecimento comercial, seja qual for a modalidade (vendas à porta do consumidor, na rua, em reuniões ou em excursões organizadas pelo vendedor).
QUAL O PRAZO PARA DEVOLUÇÃO DO PRODUTO E REEMBOLSO?
O período de cancelamento é de 14 dias seguidos, tal como em qualquer outro país da UE, Islândia e Noruega.
Atenção que este prazo é de dias corridos e não dias úteis.
COMO SOLICITAR O CANCELAMENTO/ARREPENDIMENTO?
Para o consumidor proceder com o cancelamento/arrependimento do produto ou serviço, deverá comunicar o vendedor através de e-mail, carta registrada, telefone ou qualquer outro meio de contacto disponibilizado.
Concluída esta etapa, o consumidor deve arcar com os custos de devolução do produto, incumbindo-se do pagamento das despesas de envio do mesmo.
QUAIS SÃO OS DEVERES DO VENDEDOR PROFISSIONAL AO ANUNCIAR SEU PRODUTO OU SERVIÇO?
O vendedor profissional que expõe ao público a venda de seu produto/serviço online possui os seguintes deveres:
- Informar expressamente aos consumidores as condições para aceitação da devolução do produto, tais como, não abrir o produto, não examiná-lo, não utilizá-lo e etc;
- Informar a sede física da empresa para que o cliente possa reclamar, bem como fornecer livro de reclamações online;
- Identificar a natureza e as características do produto ou serviço;
- Informar o preço total do produtor ou serviço;
- Informar a forma de pagamento; e
- Informar expressamente o prazo de cancelamento/devolução do produto/serviço.
ALGUMAS EXCEÇÕES AO DIREITO DE CANCELAMENTO/ARREPENDIMENTO:
O direito de arrependimento/devolução pressupõe algumas exceções, vejamos:
- Bens adquiridos através de vendedores particulares;
- Bens perecíveis;
- Bilhetes de avião ou comboios;
- Reservas de hotéis;
- Bilhetes de eventos culturais;
- Comidas solicitadas por aplicativos de delivery;
- Conteúdos de streaming acessados com ciência do consumidor quanto à renúncia do direito de arrependimento ou devolução; etc.
Ante o exposto, caso tenha adquirido um produto que não correspondeu às expectativas do que visualizou online, sentindo-se lesado, não pense duas vezes e exerça seu direito de arrependimento amparado por Lei.
Caso possua maiores dúvidas acerca do assunto, entre em contato conosco aqui.